Treinador do Sporting Despedido: Vamos passar dez minutos com esta m*rda!

Antes de tudo gostaria de dizer que não peço desculpa pelo meu uso da língua portuguesa.*

Segundo, gostaria de reafirmar que isto é, de facto, um blog que encontrou maior ênfase em comida e fotografias (já sem falar que está maioritariamente escrito em inglês). No entanto, isso não exclui (ou excluirá) uns esporádicos artigos/posts sobre qualquer outro tema, como é o caso presente.

Admito-o: não costumo ver o noticiário. Quanto mais o noticiário do meu país, visto que sou emigrante. Ora, por ventura, hoje decidi ir ao site da RTP e ver a emissão gravada de 13 de Fevereiro 2012.**

Ora bem, qual foi a primeira coisa que me veio ao ecrã? Domingos Paciência, até então treinador do Sporting foi despedido.

—Mas que rai…—comecei eu a dizer em voz alta (como se alguém aqui me fosse entender) antes de simplesmente deixar sair um suspiro—É Portugal; eles adoram futebol. Vá lá: deixa estar.

Não gosto de futebol. Já o afirmei antes e reafirmo-o aqui. Não me interessa e nunca compreendi esta obsessão que o mundo tem com o desporto. Posso tentar analisá-lo como um tema sociológico-cultural, mas sei (com uma certeza superlativa, aliás) que qualquer opinião ou conclusão à qual alguma vez chegarei em relação ao tema jamais será objectivo. De qualquer modo, tentei respirar, simpatizar e condescender com a população lusa e aturar a posição da reportagem.

Mas nem pensem que deixei de duvidar as nossas (vossas?) prioridades cumulativas, além da consciência jornalística de qualquer editor responsável pela preparação de telejornais (qualquer jornalista que me queira contestar é bem-vindo a fazê-lo através dum  comentário aqui, escrito a bons modos e, de preferência, a delenear os processos de decisão no sistema de telejornais).

Visto que não tinha muito interesse na reportagem em questão, decidi passar à frente uns dois minutos e ver que mais tinha sido feito.

Ainda estavam a falar do treinador demitido.

Está bem; passa-se outro minuto.

Futebol.

E outro…

Mais futebol.

Ao total, o meu computador mostrou-me que mais de dez (10!) minutos foram gastos com o Domingos Paciência. Sabem o que é que eu e o Sporting temos em comum? Nenhum de nós tem paciência. A diferença é que o tipo de paciência que me falta não começa com letra maiúscula.

Mas vá… estamos a falar de futebol e Portugal é Portugal. Suponho que estou a tomar isto com seriedade em demasia. Talvez até seja razoável aceitar que a demissão do treinador do Sporting é mais merecedora do que o sucesso obtido por protestos pacíficos (fábrica da Cerâmica de Valadares), ou que a cidade de Atenas sofreu danos e violência comparéveis com aqueles que ocorreram em Londres no ano passado, ou até que houve duas reportagens de seguida sobre agressões executadas por menores em escolas públicas.

Pois, é óbvio que a minha mentalidade de “emigra” não é capaz de compreender o público Lusitano e a suas prioridades jornalísticas…

Abaixo está uma lista de algumas reportagens que foram julgadas dignas de menor prioridade e tempo:

  • Estudante da Escola Secundária da Azambuja agredida por colegas e hospitalizada
  • Mudanças na cobrança e reembolso do IRS face à falta de subsídio de Natal
  • Devedores de fisco devem ao estado um total acima dos €1 600 000 000
  • 2272 famílias pediram ajuda financeira à DECO em Janeiro 2012
  • Aumento de criminalidade num bairro social de Fiães
  • Manifestações violentas causam fogos em Atenas: reacção popular vitriólica face à aprovação de medidas de austeridade na Grécia

*Nota: Este artigo não foi redigido de acordo com o novo Acordo Ortográfico.

**Nota: Entendo que isto é sobre reportagens de um só dia e que não é representativo do quotidiano telejornal. Tenho completa noção que isto é muito provavelmente um caso singular na vasta história jornalística da RTP (não estou a ser sarcástico). No entanto, não deixo de sentir apreensão e desilusão que tal reportagem foi dada tanta ênfase.***

***Nota: Não me surpreenderia nada se isto tivesse ocurrido na TVI.

Leave a Reply

